‘A pandemia tornou urgente a busca por uma alternativa ao neoliberalismo’, diz Ignacio Ramonet

0
184
Ignácio Ramonet com expressão tranquila.
Foto: Reprodução.

Trecho de Opera Mundi:

Em edição internacional do programa 20 Minutos Entrevistas deste sábado (27/03), o fundador de Opera Mundi entrevistou o jornalista e sociólogo espanhol Ignacio Ramonet, diretor da edição espanhola do jornal francês Le Monde Diplomatique. Na conversa, ele discorreu sobre a atualidade e o futuro pós-pandemia.

“A principal crise que o mundo vive é a crise ecológica, que é responsabilidade do neoliberalismo. Se a pandemia é fruto dessa crise, então o neoliberalismo com sua lógica predatória a provocou”, defendeu.

Ele acredita na possibilidade de construir um mundo não neoliberal e afirmou que a pandemia fez com que a busca por alternativas ao capitalismo se tornasse ainda mais urgente, pois escancarou de forma violenta os efeitos da desigualdade.

“Os pobres foram mais vítimas que os ricos, porque vivem em locais de maior concentração populacional, porque não podiam se autoconfinar, porque precisavam seguir indo ao trabalho. Com as campanhas de vacinação, vemos que os países ricos compraram vacinas, enquanto os países mais pobres não conseguem ter acesso a elas. A pandemia demonstrou que o neoliberalismo não está resolvendo problemas fundamentais. Houve uma perda de soberania no sentido de perda da capacidade dos estados capitalistas de cumprir com sua principal responsabilidade: a de proteger seus cidadãos”, argumentou.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui