A reforma do ensino médio e as disciplinas de ciências humanas

0
225

A lei que estabelece a reforma do Ensino Médio, no Brasil, foi aprovada em 16 de fevereiro de 2017 e gera polêmicas ainda hoje. Conforme a lei, a adequação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) deverá ter a sua implementação concluída até 2022.

A reforma inclui o aumento progressivo da carga horária, passando de 800 para 1.000 horas por ano letivo, totalizando 3.000 horas em todo o Ensino Médio. O ponto mais polêmico, entretanto, é o que estabelece como obrigatórios apenas os componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa, sendo que a oferta de Língua Inglesa também é obrigatória, mas pode ser feita em qualquer um dos três anos, ou mesmo em todos eles. Dessa forma, ficam com carga horária reduzida ou até mesmo extinta, as disciplinas de Humanas, como Filosofia, Sociologia e Arte.

Com essas medidas, professores e alunos podem ser prejudicados. Os professores perdem o trabalho ou são obrigados a complementar sua carga horária lecionando em várias escolas, o que precariza ainda mais suas condições de trabalho. Por sua vez, os alunos, ficam restritos aos componentes curriculares que a sua escola oferece.

Mesmo com carga horária já reduzidas, as disciplinas de Filosofia e sociologia tiveram presença relevante no exame do Enem, em 2021. O debate sociológico e filosófico conduziu, inclusive, o tema da redação que foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

No último dia 18, representantes da direção regional da APP Sindicato Cascavel, no Paraná, juntamente com o coletivo humanidades fizeram ato protocolar no NRE Cascavel, Paraná, pela permanência das disciplinas de humanidades. Professores e especialistas consideram um retrocesso essa medida que, certamente, vai limitar ainda mais a capacidade de análise e crítica dos nossos estudantes.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui