Carlito Neto: Aplicativo do TSE pode gerar ainda mais abstenções justificadas

0
172

[Por Carlito Neto]

É notório e nas últimas eleições os dados relacionados as abstenções foi algo que nos chamou atenção, cerca de 30 milhões brasileiros se abstiveram de votar em 2018.

Estas ausências poderiam ter mudado o resultado que sacramentou a eleição do atual presidente Bolsonaro. Em meio à pandemia, que fez com que a própria data das eleições fosse mudada, o TSE surge com uma “NOVA” ferramenta para ajudar o eleitor, um aplicativo.

Seu nome? E-Título. Para que serviria este aplicativo? Para o eleitor obter informações sobre sua zona e seção eleitoral. Em posse do app o eleitor não precisaria levar o título, apenas um documento com foto e o tal app.

Um grande problema se levanta quando se vê que o aplicativo também permite que os eleitores possam justificar o voto, algo antes só possível com a uma ida do eleitor ao TRE de sua cidade.

O aplicativo, por si só, não seria um problema. Afinal, uma das finalidades da tecnologia tem de ser o bem comum da comunidade.

Acontece que, somando-se as taxas de abstenções de 2016 e 2018 com o efeito da pandemia, o resultado será preocupante. Teremos possivelmente um número muito elevado de abstenções justificadas. Como assim, Carlito?

As pessoas irão preferir justificar o voto a comparecer para votar. Este será o efeito. Para verificar, basta zapear tuas redes e verás que amigos, familiares e conhecidos, inclusive aqueles que sequer respeitam as normas de distanciamento de isolamento, estão fazendo posts explicando como se faz a justificação pelo APP.

Os resultados disso tudo? Aguardemos. Mas de antemão adianto que esse APP justificador pode definir o resultado das eleições em muitas cidades do nosso país.

O TSE acaba por estimular a justificativa do não voto, e claro que não foi por ingenuidade.

O fato de o APP apresentar instabilidade durante todo o dia 15 de novembro e muitos eleitores não conseguirem justificar a ausência, já é uma pequena mostra dos dados sobre abstenções e justificativas. Aguardemos, amigos!

 

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui