
Em entrevista a Breno Altman nesta quinta-feira (8), Ana Carolina Dartora (PT), historiadora e primeira mulher negra a ser eleita vereadora em Curitiba, afirmou estar ansiosa para as eleições de 2022.
Diante de uma realidade de desmonte de políticas públicas, como Dartora expôs, as eleições de 2021 geram muita expectativa: “Eu já quero fazer campanha para o Lula”. A reabilitação eleitoral do ex-presidente, no entanto, não é o único motivo. A historiadora avaliou como positivo o resultado das eleições municipais de 2020, elegendo mulheres negras e trans, apontando para uma mudança na mentalidade popular.
“Isso também acho que oxigenou os partidos de esquerda. Acho que pode gerar um ambiente para a criação de programas de fato emancipatórios, populares e participativos. Mas com um pouco mais de estratégia”, ponderou.
A vereadora defende dar continuidade aos programas do PT, quando o partido esteve no governo nacional, como as cotas nas universidades públicas e programas de renda que beneficiam diretamente mulheres, como o Bolsa Família. “Acredito que, se o PT tivesse tido mais tempo, poderia ter avançado mais”, disse.
Leia mais em Opera Mundi.