Coligação de maioria em Timor-Leste indigita [indica] Xanana Gusmão como primeiro-ministro

0
128

 

Xanana Gusmão é indicado para o cargo de Primeiro Ministro

 

[Com o Diário de Notícias]

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, está demissionário desde 24 de fevereiro. Mas o chefe de Estado ainda não anunciou se aceita ou não o pedido de demissão.

A nova coligação de maioria parlamentar em Timor-Leste entregou nesta terça-feira (17/11/20) na Presidência da República uma carta em que confirma a indigitação de Xanana Gusmão como primeiro-ministro do próximo Governo.

O secretário-geral do Partido Democrático (PD) — um dos seis partidos da coligação — disse que a indigitação está confirmada numa carta entregue hoje na Presidência da República.

“A carta informa o senhor Presidente que foram realizadas as conferências dos partidos da coligação que a confirmam e na qual apresentamos também a indigitação do primeiro-ministro”, explicou António Conceição.

“Solicitamos também um novo encontro com o Presidente da República. Vamos aguardar da parte do protocolo para saber quando será esse encontro”, acrescentou.

Conceição antecipa que nessa reunião, e já com Xanana Gusmão formalmente indigitado, o Presidente “possivelmente quererá falar sobre o formato do futuro Governo”.

“Quanto a esta questão já temos o primeiro-ministro indigitado, e ele estará na posição para se poder pronunciar sobre isso na altura”, afirmou.

Recorde-se que no passado fim de semana os seis partidos que integram a renovada coligação de maioria parlamentar em Timor-Leste confirmaram em reuniões partidárias a sua integração na aliança que poderá sustentar um novo Governo no país.

As seis forças políticas — CNRT, PD, KHUNTO, FM, UDT e PUDD — levaram a cabo conferências nacionais para confirmar a sua participação na aliança, cumprindo assim um dos critérios exigidos pelo Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, na sexta-feira.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui