Contrarrevolta das vacinas

0
148

[por Redação Kotter]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente os testes em humanos da vacina Coronavac no Brasil citando um “evento adverso grave”.

O diretor do Instituto Butantan em São Paulo, Dimas Covas, diz que recebeu com estranheza a notícia, afirmando que o chamado evento adverso não tem relação com a vacina.

A interrupção dos testes foi anunciada no dia que o governo de São Paulo anunciou a chegada de 120 mil doses durante o mês de novembro no estado.

Em coletiva de imprensa feita pela manhã, Covas ressaltou o caráter científico e seguro do trabalho realizado pelo Butantã.

“Uma notícia que causa surpresa, insegurança e indignação, porque o processo da forma como aconteceu poderia ter sido diferente. O Butantan tem 119 anos de história. Cerca de 80 milhões de pessoas tomaram vacina esse ano do Butantan sem nenhum problema”, afirmou.

https://www.brasildefato.com.br/2020/11/10/morte-de-voluntario-que-testava-a-coronavac-foi-suicidio-diz-jornal

É fato também a ser investigado o quanto, no governo Bolsonaro, a Anvisa tem sofrido pressão e tentativa de aparelhamento por parte do governo de extrema direita.

Nas redes sociais, Jair Bolsonaro disse que “ganhou” de João Doria, governador paulista, ao responder a um internauta sobre a vacina.

Já a empresa chinesa se colocou confiante em relação ao contato com o Instituto Butantã. “Depois de comunicarmos com o parceiro brasileiro do Instituto Butantan, soubemos que o chefe do Instituto Butantan acreditava que este grave acontecimento adverso não está relacionado com a vacina”, disse a Sinovac Biotech. “A Sinovac continuará a manter contato com o Brasil sobre este assunto”, acrescentou, em notícia do site Brasil 247.

 

Pedro Carrano é o responsável pelo Boletim de Notícias da Kotter. Pedro nasceu em São Paulo (SP), em 1980. Jornalista, militante político e pai da Clara. Tem livros de reportagem e poesia. “Meninos sem Matilha” é seu segundo volume de contos.

Imagem, Fonte: ÉPOCA

Revisão: Daniel Osiecki

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui