Equador: Após perder 2º lugar para Lasso, Pérez fala em fraude e pede auditoria

0
114
Yaku Perez em coletiva de imprensa, sentado a frente da bandeira indígena.
Foto: EPA.

por redação Opera Mundi

O candidato de direita Guillermo Lasso ampliou nesta quinta-feira (11/02) a vantagem em cima do candidato Yaku Pérez, do partido indígena Pachakutik, começando a se consolidar como o adversário do correísta Andrés Arauz no segundo turno das eleições equatorianas, marcadas para 11 de abril. Pérez, no entanto, disse que irá pedir uma “auditoria” em parte dos votos.

“A democracia está ferida, hoje se consumou a fraude [acusação da qual Pérez não apresentou provas]. Tudo foi um vil engano. Estamos diante de um teatro de mal gosto, uma caricatura de democracia”, disse, segundo o jornal El Telégrafo.

Segundo Pérez, haveria problemas na contagem de atas de seções eleitorais – que estão sendo computadas somente por províncias, não por cidades e cantões. Além disso, diz o candidato, o número de atas com problemas chegou a 15% nas áreas urbanas.

Por conta disso, o candidato anunciou que pedirá uma auditoria forense nas províncias de Guayas (onde fica Guayaquil), Manabí, Esmeraldas, Los Ríos, El Oro e Pichincha (onde fica a capital Quito).

“Vamos solicitar que se abram as urnas para cotejá-las com as atas voto a voto. Em seis províncias sofremos fraude, temos atas em que Lasso tem, no sistema, 50 votos, e após cotejarmos encontramos só um voto”, afirmou.

O candidato convocou uma “marcha pacífica” no Equador para esta quinta.

Virada

Lasso assumiu a segunda colocação na noite desta quarta (10/02), com uma diferença inicial de apenas 1.019 votos – com a apuração chegando a 99,81% de atas processadas. Às 8h locais (10h em Brasília), a diferença de votos, que era de 1.019, já estava em 18.037.

Ainda faltam 40 atas (boletins de sessão eleitoral) a serem processados e, além delas, 529 ainda são consideradas “com novidades” – ou seja, contêm inconsistências como erros numéricos, falta de assinaturas, etc.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui