Estaduais paulistas: estão abertas as inscrições dos

0
523

As três universidades públicas do estado de São Paulo estão com as inscrições abertas para os vestibulares para ingresso no primeiro semestre de 2023. 

É importante estar atento ao cronograma de inscrições e de pagamento das taxas, que possuem datas distintas. As inscrições da Unesp começam nesta segunda (5), enquanto as da Unicamp já se encerram na próxima quinta-feira (8). Para quem for se inscrever no vestibular da USP o prazo vai até o dia 23 de setembro. 

Além disso, vale lembrar que as três instituições possuem reservas de vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, assim como para estudantes que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas. 

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (5), o vestibular da Unesp disponibiliza 7.680 vagas em 24 cidades. As inscrições vão até o dia 10 de outubro. 

A primeira fase da prova acontecerá no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República.

A segunda fase do vestibular acontece no dia 19 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia 6 de fevereiro de 2023.

No total, 35 cidades estarão realizando a prova, sendo 31 municípios do estado de São Paulo e quatro em outros estados: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).

O Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública garante um mínimo de 50% das vagas de cada curso da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Para ter acesso ao Manual do Candidato clique aqui e para mais informações acesse www.vestibular.unesp.br.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Com inscrições abertas até a próxima quinta-feira, dia 8 de setembro, o vestibular da Unicamp oferece 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos. A taxa de inscrição poderá ser paga até o dia 9 de setembro. 

Na inscrição é possível fazer até duas opções de cursos, desde que sejam da mesma área.

A primeira fase do vestibular será realizada no dia 6 de novembro. A divulgação dos aprovados para a segunda fase sairá no dia 3 de dezembro. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 11 e 12 de dezembro. 

A divulgação da primeira chamada dos aprovados será feita no dia 6 de fevereiro de 2023. 

No estado de São Paulo, a primeira fase será aplicada em 31 municípios, mas cinco capitais também receberão as provas. São elas: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Os candidatos que forem concorrer às vagas do curso de Música deverão realizar a prova de habilidades específicas antes da primeira fase do vestibular. A prova consiste no envio de um vídeo entre os dias 19 e 30 de setembro no site da Unicamp. 

Para os demais cursos que exigem provas específicas, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, as provas de habilidades específicas serão realizadas entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023. 

Para mais informações acesse o Manual do Candidato, clicando aqui. 

Universidade de São Paulo (USP)

As inscrições para o vestibular da USP vão até às 12 horas do dia 23 de setembro e o pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até o dia 27 de setembro.

A primeira fase da prova, que é organizada pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), será realizada no dia 4 de dezembro de 2022. Os estudantes que forem selecionados para a segunda fase deverão comparecer para realizar a prova nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023.

As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 11 e 14 de janeiro. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 30 de janeiro.

Nesta edição do vestibular, a USP oferece 8.230 vagas. Destas, 4.961 são reservadas para os candidatos inscritos na ampla concorrência; 2.173 vagas para candidatos oriundos de escolas públicas; e 1.096 para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. 

Neste link você tem acesso ao Manual do Candidato e para mais informações acesse www.fuvest.br

Edição: Thalita Pires

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui