Guatemala em chamas: uma crise anunciada

0
131

 

[por Pedro Carrano]

 

Sinal da crise dos países latino-americanos em meio à pandemia

 

Em pouco tempo, assistimos à mobilização em torno das eleições bolivianas, com a retomada da esquerda após o golpe. A conquista da Constituinte após um ano de mobilizações nas ruas no Chile. A crise política no Peru e agora na Guatemala, balançando presidentes e os respectivos congressos.

Na Guatemala, um país afetado por recente furacão (climático) agora enfrenta mobilizações massivas e radicalizadas.

O presidente Alejandro Giammatei é alvo dos protestos, uma vez que o orçamento para 2021 prevê cortes na saúde, educação, moradia e demandas sociais. O orçamento, de acordo com o site Rebelión, diminui também investimentos contra a desnutrição.

O mesmo site refere-se também à militarização cada vez maior da vida civil no país:

“Cada vez mais, a gestão da administração pública, incluindo o espaço público, assemelha-se à gestão de um quartel: estados de emergência, toques de recolher, incorporação de militares aposentados ou da ativa na gestão das instituições do Estado, a fim de gerir a continuidade dos interesses e a continuidade do poder atual”

Insurreições populares e levantes são comuns na Guatemala, país de forte cultura indígena, devastado pela guerra financiada por EUA e Israel nos anos 70 e 80, quando se considerava a Guatemala o “Vietnam” vitorioso (para eles, é claro).

 

[Atualização em 30/11/2020]

 

Na Guatemala, crise que segue

 

[por Giro Latino]

 

Uma semana após manifestantes incendiarem o Congresso, Guatemala registra nova rodada de protestos neste sábado. Mesmo com recuo do governo, segue o rechaço ao Orçamento de 2021 e pedidos de renúncia do presidente, Alejandro Giammattei.

 

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui