Ipespe: Lula segue estável e lidera com 44%, contra 36% de

0
565

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto no primeiro turno das eleições e o presidente Jair Bolsonaro (PL) 36%, segundo pesquisa Ipespe, feita em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel), divulgada neste sábado (10).

Em comparação ao levantamento anterior, divulgado no último dia 3, Lula manteve o mesmo índice e Bolsonaro subiu – dentro da margem de erro – 1 ponto percentual. 

:: Datafolha: Lula mantém 45% das intenções de voto, e Jair Bolsonaro sobe dois pontos, para 34% ::

O candidato Ciro Gomes (PDT) oscilou um ponto para baixo (tinha 9%) e agora tem 8% das intenções de voto. Em seguida, Simone Tebet (MDB) se manteve estável e aparece com com 5%.

Segundo turno

Em eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, de acordo com a pesquisa, o ex-presidente tem 52% das intenções de voto, contra 39% de Bolsonaro. Lula oscilou um ponto para baixo, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para cima. Em ambos os casos, a variação se deu dentro da margem de erro.

Pesquisa espontânea 

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados previamente pelo pesquisador, Lula tem 40% das intenções de voto, e Bolsonaro, 34%.

O levantamento, realizado por telefone, ouviu 1.100 pessoas entre os dias 7 e 9 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e a sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07606/2022.

Pesquisa anterior

Na última pesquisa do Ipespe, divulgada em 3 de setembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia oscilado positivamente um ponto, mantendo a liderança com 44% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tinha 35%, mesmo patamar do levantamento anterior, divulgado pelo instituto no final de agosto.

A sondagem trazia ainda o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 9% e a senadora Simone Tebet (MDB) com 5%. Pela margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais, os dois candidatos estavam em situação de empate técnico.  

:: Pesquisa Ipespe em São Paulo: Haddad tem 36%, Tarcísio 21% e Garcia, 16% ::

Também pontuaram na pesquisa Felipe d’Avila (Novo) e a senadora Soraya Thronicke (União Brasil), com 1% cada. Os demais candidatos não chegaram a pontuar. Brancos e nulos somaram 3% e os entrevistados que não quiseram ou não souberam responder representaram 2% da amostra.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado, Lula tinha 40%, seguido por Jair Bolsonaro (33%), Ciro Gomes (5%) e Simone Tebet (2%).

Edição: Daniel Lamir

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui