Maradona – sem coroa, mas um rei autêntico

0
173

Um milhão despedem-se do rei Maradona

[Por Sálvio Kotter]

O governo argentino trabalha na operação de organização para que a despedida seja ordeira e que a passagem por um local fechado seja a mais curta possível, para assim diminuir as chances de contágio pelo coronavírus.

Um milhão de pessoas no palácio presidencial. É o número esperado.

A Plaza de Mayo começou se encher de gente ontem, e os bares do bairro foram cobertos com bandeiras comemorativas.

Uma homenagem emocionante

Na noite da quarta-feira, às 10 horas, o número da camisa de Maradona, um aplauso que percorreu todo o país, tornou-se a primeira homenagem do povo ao seu ídolo.

“Diego Armando Maradona dedicou sua vida ao futebol, esporte que abraçou com paixão e total dedicação e no qual sua imensa habilidade com a bola o consolidou como o melhor jogador de futebol do mundo e uma pessoa que deixou os argentinos imensamente felizes”, diz o decreto de luto assinado pelo presidente da República, Alberto Fernández.

O chefe de Estado disse à imprensa que Maradona foi “a Argentina no mundo, nos encheu de alegria e nunca poderemos retribuir com tanta alegria”, informa o jornal Página 12.

 

Opinião:

 

Há uma celeuma antiga que opõe Pelé e Maradona, pela primazia do título de “rei do futebol”.

Primeiro que isso é ridículo, tanto a coroação quanto a própria comparação de dois craques tão díspares.

No rastro do avanço no interesse das massas pelo futebol, houve uma evolução paralela na técnica. Isso exigiu graus cada vez mais elevados na perícia dos atletas.

Um grande jogador da era Pelé, possivelmente não conseguiria um lugar no banco de reservas de uma seleção da era Maradona. Isso não faz um melhor que o outro, os faz diferentes, ponto.

Mas é no grau de humanismo, de empatia, de leitura, de inteligência na análise do mundo que o craque argentino suplanta de goleada. Isso neutraliza os mil, mil e cem gols de Pelé. Neutralizaria um milhão de gols.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui