Moçambique – Início da vacinação contra a Covid-19 em Moçambique

0
133

Começou hoje (8/3) em Moçambique a vacinação contra a Covid-19. Armindo Tiago, Ministro da Saúde do país, tomou a primeira dose e garantiu que a vacina doada pela China é confiável e segura.

Ao total são 200 mil doses de vacinas e o Ministro Armindo Tiago afirmou que ela tem 79,3 por cento de eficácia, motivo pelo qual ele próprio foi o primeiro moçambicano a recebê-la.

“Este ato que pode parecer simbólico, mas é para nós de grande importância, portanto pretendemos com ele transmitir a fiabilidade”, disparou Tiago, que afirma que a vacina é segura, e por isso que “todos nós, profissionais de saúde e sociedade em geral confiemos no processo”, declarou o ministro.

O início da campanha de vacinação em Moçambique aconteceu no Hospital Central de Maputo – o maior e mais equipado do país. Mouzinho Saíde, diretor da Unidade sanitária, também sendo de profissional da saúde, foi imunizado com a primeira dose e reiterou que “esta vacina é segura, protege contra as formas graves da doença”.
Saíde afirma que todos os profissionais da saúde e todos que irão se vacinar em breve não devem temer, pois há segurança e eficiência garantidas e comprovadas cientificamente.

Durante o processo que iniciou a campanha de vacinação em Moçambique, também foram vacinados dois idosos, um trabalhador do necrotério e um trabalhador do cemitério central de Maputo.

Um dos primeiros moçambicanos a serem vacinados, Francisco Alberto, relatou que a partir de agora sente-se mais à vontade e seguro para voltar ao trabalho, porém ainda é necessário prudência e cuidados, como máscara e distanciamento.

“É um trabalho de muito sacrifício, mas gosto, é minha profissão. Mas nunca mais vou ficar com medo e já estou habituado com o meu trabalho. E agora que vacinei está tudo bem”, declarou.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui