Mourão ataca decisão de Fachin e diz que foi “chicana jurídica”

0
78
Foto: Sérgio Lima / AFP

O general Hamilton Mourão, vice-presidente da República, disse que a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi uma “chicana jurídica”. Dessa forma, Mourão sinaliza que o bolsonarismo e os militares esperavam que o ex-presidente Lula ficasse fora da cena política por mais um tempo.

Segundo o vice-presidente, o povo brasileiro se baseia “no respeito à honestidade” e que a classe política deveria fazer o mesmo.

Ele ainda afirmou que “a imensa maioria da população brasileira é constituída de homens e mulheres de bem” que estão em vulnerabilidade, “Mas todos, sem exceção, procuram se basear em princípios da ética, da moral, dos bons costumes, respeito à honestidade, à integridade, à probidade das pessoas. E os homens públicos têm que se pautar por isso. Então independente da chicana jurídica que seja feita, anula processo, anula prova, a realidade é a seguinte: contra fatos não há argumentos. É isso que a gente vai aguardar que aconteça no futuro”. As declarações foram feitas nesta terca-feira (09), em frente ao Palácio do Planalto.

Além disso, de acordo com o general, embora os direitos políticos de Lula tenham sido reestabelecidos, não é “certo” que ele dispute as eleições em 2020. “Decisão não foi do STF, foi do ministro Fachin. Em primeiro lugar, tem muita espuma neste chope ainda, tem que ser decantado isso. Tem muita gente fazendo análise prospectiva por mera extrapolação de tendência, não se faz análise prospectiva assim”, afirmou.

Por fim, Mourão completou, “Tem que esperar todas as consequências, decorrências, tem ainda muita coisa para rolar, não se pode tomar nenhuma, vamos dizer assim, ‘ah, isso vai ser assim, assado, o presidente Bolsonaro não vai concorrer, o presidente Lula vai concorrer’. Então tem que aguardar”.

As informações foram reportadas pelo jornal O Globo.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui