O caso professora Tanay e o direito à privacidade

0
714

[opinião, por Sálvio Kotter]

Bombou nas redes um vídeo de uma aula da professora Tanay Gonçalves Notargiacomo que acusou o presidente Jair Bolsonaro de ter planejado o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL).
Ela acabou demitida da escola que trabalhava em Rio do Sul, Santa Catarina, no colégio particular COC.
Aparente num dia muito infeliz, respondendo a alunos, Tanay acabou realmente avançando o sinal do aceitável na ideologia em sala de aula.
A opinião que ela tem é compartilhada por muitos brasileiros, ou seja, que o morador da casa 58 está sim ligado ao assassinato da vereadora do Rio Marielli Franco, talvez essa seja a sua opinião e a minha também. Mas ter uma opinião não pode ser pretexto para ensinar como verdade cabal algo que não esteja cabalmente comprovado. Essa ligação não está.
Muito simpática a professora, aparentemente muito bem-intencionada também, mas errou feio, e a demissão nos parece justa e incontornável. O mais provável é inclusive que nem fique só por isso.
Mas errar é próprio do humano e preocupa o assassinato de reputação que as redes provocam sem qualquer tipo de peso e contrapeso. Isso enseja a ditadura do ódio.
O professor precisa prestar contas, mas tem de ter direito à privacidade, em caso contrário a caça às bruxas estará instaurada e o caos se seguirá irrefreável.
Atire a primeira pedra quem nunca tenha errado. Não estamos nessa condição, por isso, queremos prestar nossa solidariedade à professora, apesar de reconhecer o quanto ela foi infeliz em suas colocações.
Não à escola sem partido, não a quebra de privacidade em aula. Imagine se você estivesse com a lente de uma câmera apontada para você durante toda a sua atividade profissional? Jamais seriam exibidas publicamente as duzentas e tantas horas em que você exerceu bem a atividade, mas sim aqueles segundos em que você, por alguma infelicidade, escorregou.

Serenidade nessa hora.

Imagem, Fonte: Pixabay

 

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui