O fracasso econômico de Paulo Guedes

0
172
Foto: Sergio Lima / AFP

Nesta quarta-feira (03), o dólar opera com forte alta, cotado a R$5,75, o que evidencia o fracasso do ministro da Economia, Paulo Guedes, na condução da economia. Além disso, a queda de 4,1% do PIB no acumulado de 2020 foi a maior em 24 anos.

Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Brasil teve uma queda de 4,1% no Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado.

Assim, a sequência de três anos de leve crescimento do PIB foi interrompida e, segundo o IBGE, a taxa de crescimento foi a menos da série histórica iniciada em 1996.

De acordo com o portal Valor Investe, o quarto trimestre do ano passado teve alta de 3,2% em relação ao terceiro e, em relação ao quarto trimestre de 2019, a queda foi de 1,1%.

Além do mais, os serviços encolheram 4,5% e a indústria 3,5%, juntos esses dois grupos representaram 95% da economia nacional.

Ainda, segundo o IBGE, o auge das medidas de restrição tomadas na tentativa de conter a Covid-19 foi determinante para o resultado do ano passado.

Por fim, o setor agropecuário foi o único apresentou um aumento (2%), enquanto os outros despencaram. O PIB serve para medir a evolução econômica com base em todos os bens e serviços produzidos em um país.

 

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui