O fundamentalismo religioso alcança os livros didáticos

0
300
Sandra Ramos
Foto: Reprodução.

Os mesmos braços do fundamentalismo religioso que ajudaram a eleger Jair Bolsonaro, que mantêm postura negacionista em relação à pandemia, conseguiram alcançar os materiais didáticos.

A professora Sandra Ramos, ligada ao movimento “Escola sem partido”, foi nomeada pelo Ministro da Educação Milton Ribeiro para a coordenação dos materiais didáticos.

Sandra, professora da UFPI (Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí), já afirmou haver doutrinação política nas escolas e fez críticas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), sob a perspectiva conservadora cristã.

A indicação de Sandra é vista como um movimento de retomada de espaço por parte da ala ideológica influenciada por Olavo de Carvalho. Esse grupo é liderado por Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização e aluno de Olavo de Carvalho.

O conteúdo dos materiais didáticos sempre foi alvo desse grupo mais ideológico de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e também do próprio presidente. Carlos Nadalim liderou as alterações feitas no edital do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). A nova versão do edital para compra de materiais didáticos para os anos finais do ensino fundamental retirou referências a não violência contra a mulher dos critérios de exclusão de obras.

Sandra Ramos, pedagoga e evangélica conservadora, concorreu à reitoria da UFPI numa chapa alinhada ao presidente Bolsonaro, mas não venceu. Ela possui histórico de colaboração e participação no movimento Escola sem partido e, em publicação no blog De olho no livro didático, analisa a BNCC por uma perspectiva conservadora cristã, defendendo que as escolas discutam a diversidade das espécies com base também na teoria criacionista e se mostra a favor da retirada de menções às culturas africanas e indígenas do documento.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui