O inimigo agora é outro

0
1586
Reprodução

Por mais que a Procuradoria-Geral da República (PGR) tenha declarado que iria recorrer da decisão de Fachin que devolveu os direitos políticos do ex-presidente Lula, há pouca probabilidade disto realmente ocorrer. Isso porque a defesa de Lula quer emplacar o julgamento da suspeição do Sergio Moro, algo que o Fachin tentou driblar com esta decisão.

Na visão do ministro do STF e dos lava-jatistas, é mais fácil devolver o direito político do Lula e acabar com essa história. Apesar disso, existem outros vários processos que criaram contra o ex-presidente ao longo da operação Lava Jato e de lawfare contra ele.

Lawfare consiste em inventar processos para utilizá-los na mídia, a fim de ganhar apoio popular em torno de uma decisão judicial. Porém nós vivemos em tempos diferentes.

Em 2013, os empresários brasileiros, a imprensa brasileira e o povo brasileiro começaram a ser conquistados pela ideia de que perseguir o Lula e o PT daria lucro. Nesta época, qualquer um que produzisse conteúdo anti-Lula conquistava o público.

Neste assunto, a Rede Globo apoiou amplamente a operação Lava Jato para criar a narrativa de que o PT “é o partido mais corrupto do mundo”. Com isso, eles criaram um ambiente para retirar de nós o direito de votar no ex-presidente Lula.

É importante ressaltar que em 2018 não foi apenas o ex-presidente que perdeu os direitos políticos. Todos os eleitores brasileiros perderam seu direito político de votar em Lula. Era de nosso interesse também que ele fosse candidato.

Entretanto ficamos tão hipnotizados pelas cortinas de fumaça que só conseguíamos pensar o direito do Lula, sem pensar no nosso próprio direito. Tendo tudo isso em vista, o Moro conseguiu emplacar a prisão do Lula.

Atualmente o cenário mudou. A imprensa não pode mais falar 24 horas por dia do PT para dar forças a um juiz fazer lawfare contra o ex-presidente. Hoje a imprensa está desesperada falando de vacina, de Bolsonaro e da pandemia. O inimigo agora é outro, é uma doença e a inexistência de um presidente da república para combatê-la.

Compre o livro “Comunicação Política”, do Leonardo Stoppa,  que está com 50% de desconto.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui