O sertão vai virar mar e a Amazônia vai virar savana?

0
166
Foto: CARL DE SOUZA/AFP/JC

De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), boa parte do Pantanal e do bioma da Amazônia, consumidas por queimadas, correm o risco de se tornarem savanas. 

“Agricultores e trabalhadores agrícolas às vezes ateiam fogo para preparar a terra para replantio ou para limpar ervas daninhas. Em 2018 e 2019, a Bolívia e o Brasil experimentaram grandes perdas em florestas primárias — no Brasil principalmente por extração de madeira e desmatamento para novos usos da terra e agricultura”, está escrito no documento.

Além disso, o documento aponta para o estado alarmante da natureza no Brasil e ressalta que, em nível global, “nenhum país do mundo alcançou a combinação mágica de alto desenvolvimento humano e baixa pressão planetária”.

O relatório afirma ainda que “Já afetados por cada vez mais furacões e incêndios florestais, os países mais pobres podem enfrentar até mais cem dias de clima extremo por ano até 2100. Apesar de serem os maiores responsáveis por causar as mudanças climáticas, os países ricos poderiam reduzir esse número em 18 dias”.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui