Oficina promove instalação de placas solares de energia no

0
515

Uma oficina de instalação de placas solares foi organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para os moradores do bairro Morro do Cleber, localizado em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro, no último sábado (10).

Leia também: Parques eólicos produzem energia limpa, mas impactos sociais preocupam no Nordeste

A Placa Solar do Sistema ASBC (Aquecedores Solares de Baixo Custo) é uma tecnologia alternativa que promove cerca de 30% de desconto mensal na conta de luz, por conta do aquecimento da água através da radiação solar, sem uso de energia elétrica durante o processo.

Segundo o movimento, o acesso a essa tecnologia diminui a dependência das famílias, que têm sofrido com as altas tarifas cobradas pela conta de luz. 

“Todo o povo brasileiro atualmente paga a segunda tarifa de energia mais cara do mundo. O objetivo da iniciativa é criar uma experiência que possa estimular a formulação de uma política pública no âmbito das alternativas energéticas para todo o Rio de Janeiro, além de fomentar o debate sobre a questão energética”, explicou o MAB em nota.

Além da oficina, a atividade também contou com debate sobre as altas tarifas de energia elétrica, com presença de lideranças, organizações parceiras e atingidos e atingidas do município. 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui