Organizações mundiais reafirmam democracia na Venezuela

0
110

 

[por Pedro Carrano]

 

A Alba Movimientos e a Jornada Internacional de Luta Anti-imperialista produziram um documento contundente reafirmando a democracia na Venezuela, e exigindo respeito ao processo de eleições do dia 6 de dezembro para a Assembleia Nacional, processo que reafirma a democracia no país vizinho, apesar dos ataques midiáticos e deslegimitação da Organização dos Estados Americanos. Confira trecho da nota:

“Em 6 de dezembro, um novo processo eleitoral será realizado na Venezuela para eleger uma nova Assembleia Nacional, o instrumento legislativo representativo do povo venezuelano. Este processo foi feito após um acordo entre o governo e um grande grupo de partidos da oposição para garantir que as eleições sejam uma expressão efetiva da democracia e que todos os partidos políticos participem. É importante notar que, dos 107 partidos políticos registrados, 98 são partidos de oposição e, entre todas as forças, tomarão cerca de 14.000 candidaturas para concorrer aos 277 assentos. Com esta informação, quem diz que não há pluralidade de vozes, ou que caracteriza a democracia venezuelana como “fraca”, está fora da realidade.

Na Venezuela, o que está acontecendo é exatamente o contrário: com estas eleições, chega-se ao número de 25 processos eleitorais desde 1998, isto é um sinal claro de uma democracia fortalecida. Isso sim, uma democracia participativa, onde o principal constituinte é o protagonista; muito diferente do que é a falsa democracia liberal com a qual os países que defendem golpes de Estado e tentativas de intervenção imperial defendem aguerridamente. Em nenhuma das eleições anteriores foram os resultados dos candidatos ou partidos de oposição desconhecidos nos cargos em que saíram vitoriosos, seja na Assembleia Nacional, seja nos cargos de governador ou nos cargos de prefeito. Também não aconteceu quando o Chavismo perdeu o Referendo para a Reforma Constitucional em 2007”, afirma o documento.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui