Pazuello afirma que vacinação começará ainda em janeiro

0
90
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Hoje (11), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que os estados receberão os imunizantes “três ou quatro dias” após a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

De acordo com o ministro, “a vacina vai começar no dia D, na hora H no Brasil. No primeiro dia que chegar a vacina, ou que a autorização for feita [pela Anvisa], a partir do terceiro ou quarto dia já estará nos estados e municípios para começar a vacinação no Brasil. A prioridade está dada, é o Brasil todo. Vamos fazer como exemplo para o mundo”.

Ainda, segundo ele, caso a Anvisa libere a aprovação das vacinas no prazo previsto de 10 dias, a vacinação pode começar no dia 20 de janeiro. Desde sexta-feira (8), a Anvisa está analisando os pedidos de liberação da CoronaVac, do Butantan, e da vacina de Oxford/Astrazeneca, da Fiocruz.

Para Pazuello, todos os estados irão iniciar a vacinação em massa ao mesmo tempo e, por cada estado ter seu programa de vacinação, os municípios devem estar preparados para a imunização em suas áreas.

Conforme o ministro, “Como é no PNI [Programa Nacional de Imunização]? No PNI, cabe ao ministério fazer chegar aos estados e municípios. O plano logístico é individualizado por estado, por isso a gente fala que cada estado tem seu próprio plano. O do Amazonas é totalmente diferente do Pará ou do Maranhão”. E completou, “O plano do estado já existe. Ele só está sendo adequado. E essa adequação é muito específica. O plano do município é de execução”.

Além disso, ele afirmou que solicitou um checklist dos depósitos e geladeiras que irão armazenar as vacinas, além da logística do pessoal que será responsável pela aplicação das vacinas.

Por fim, Pazuello afirmou que foram contratadas 354 milhões de doses de imunizantes. A expectativa do governo federal é aplicar 8 milhões de doses só em janeiro, quando liberadas pela Anvisa. E concluiu, “Ou nós fabricamos no Brasil ou vamos ter muita dificuldade de vacinar em massa o povo”.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui