Pfizer é a primeira vacina a obter registro pela Anvisa

0
168
Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa

Nesta terça-feira (23), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que aprovou o registro da vacina da Pfizer e BioNTech contra a Covid-19.

Esse é o primeiro imunizante a conseguir um registro da agência, sem ser por meio do uso emergencial. O comunicado da aprovação foi feito pelo diretor-presidente da agência, Antônio Barra Torres.

Segundo ele, “Informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid 19, para uso amplo, nas Américas”.

Ainda, de acordo com a Anvisa, o registro indica que o imunizante “teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas” pela equipe técnica do órgão.

O diretor completou: “Esperamos que outras vacinas estejam em breve, sendo avaliadas e aprovadas”.

Assim sendo, com a aprovação, o imunizante da Pfizer poderia ser aplicado no país. Mesmo estando em negociação com a empresa desde o primeiro semestre do último ano,  o governo ainda não tem um acordo firmado com a farmacêutica.

No ano passado, o Ministério da Saúde anunciou um memorando que tinha como objetivo a compra de 70 milhões de doses da Pfizer. Entretanto, a pasta tem feito duras críticas às condições impostas pela empresa ao contrato.

Em janeiro, por meio de uma nota, o ministério afirmou que recusou ofertas iniciais da vacina. Segundo eles, a justificativa foi de que a proposta causaria “frustração aos brasileiros” devido a quantidade baixa de imunizantes a serem ofertadas, cerca de 2 milhões. No entanto, o número de imunizantes foi o mesmo obtido pela pasta na mesma semana por doses da Fiocruz.

 

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui