Portugal – Modelo de impacto da pandemia de Covid-19: Portugal ultrapassa pico de novos casos

0
146
Portugal - Modelo de impacto da pandemia de Covid-19: Portugal ultrapassa pico de novos casos

Uma iniciativa da COTEC Portugal e NOVA Information Management School (NOVA IMS), o Dashboard COVID-19 Insights, apontam que o ponto alto da incidência de contágio terá sido ultrapassado, sendo que ocorreu aproximadamente  pelo dia 28 de janeiro, apresentando uma média móvel a sete dias de 12.800 casos diários. O pico de casos que aumentarão os infectados também serão ultrapassados no decorrer desta semana, com aproximadamente 182.000 casos.

O COVID-19 Insights COTEC-NOVA-IMS previu o aumento desses números no dia 19 de janeiro. Informações sobre a pandemia e suas consequências são difundidas e analisadas pela plataforma, tendo à disposição recursos e sistemas de análise extremamente avançados.

As previsões da plataforma para 7 de fevereiro indicam um recuo da alta da infecção até, aproximadamente, 160.000 casos. É possível que o número de mortos cresça para 13.700 (os estudos apontam que  o pico já tenha sido atingido até 30 de janeiro, com 300 mortes/dia). São cerca de 5.900 o número de internados, sendo que 825 em Unidades de Tratamento Intensivos, seguindo o protocolo atual das restrições que a situação atual exige.

“Sem restrições ao nível da capacidade instalada, a nossa previsão para o número de internados seria de 7300, dos quais 1065 em UCI. Naturalmente que as restrições existentes impõem alterações aos critérios de internamento e em particular de internamento em UCI levando a que, a 7 de fevereiro, se esperem em UCI cerca de menos 240 internados do que aqueles que seriam esperar com base nos critérios anteriormente aplicados”, afirma Pedro Simões Coelho.

Ao final do mês de janeiro, o uso e movimento de pessoas em locais públicos de laser foi aproximadamente de 90% da indicada em abril do ano passado, quando do primeiro confinamento.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui