Professor vira sem teto em Porto Alegre

0
615

A NATUREZA UTÓPICA DOS PROFESSORES

O Professor, Especialista em História do Brasil, Alexandre de Tomaszewski, 52 anos, reconhece sua condição de sem-teto. Ele está, no momento, sem casa e só consegue abrigo para dormir porque sempre alguém lhe oferece.

Formado pela UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, o professor Farizeu, como ficou conhecido nos cursinhos pré-vestibulares em Porto Alegre, exerce a profissão há vinte anos.

Ele conta que já foi bem remunerado, que viajou o Estado levando suas palestras sobre História do Brasil, mas foi demitido em 2018. Chegou a montar um curso, mas acabou tendo que desistir por dificuldades financeiras.

No final de 2019, não conseguiu mais manter seu apartamento. Seu filho foi morar na casa do seu compadre e seus pertences e móveis foram abrigados numa garagem onde o professor dormia sobre um colchão no piso.

Ainda assim, apesar de todas as dificuldades, como é da natureza utópica dos professores, ele não desistiu da profissão. Resolveu montar uma miniescola e oferecer aulas de reforço. Para isso, recebeu ajuda de um empresário da capital que lhe cedeu o local sem cobrar aluguel e ele se dedicou pessoalmente à reforma.

Objetos recolhidos do lixo, serviram de decoração e referência para a sala que abrigaria a história do Brasil.  Apenas uma semana antes da inauguração, as atividades pedagógicas presenciais foram suspensas em decorrência da pandemia e, mais uma vez, o professor Alexandre ficou sem trabalho e sem renda.

Antigos colegas atestam sua competência e credibilidade e não se conformam com a situação do educador que, por enquanto, alimenta seu canal” Índio Poti” no youtube e aceita ministrar aulas por vídeo chamada pelo WhatsApp (051 99444-4084).

Enquanto bons ventos não sopram para o professor Alexandre e para todos nós, espero que a boa vontade dos que podem ajudar o encontre.  Desejo também que, muito em breve, sua miniescola transforme-se em grande escola e, acima de tudo, que volte a ter uma casa capaz de abrigar a ele e a sua imensa bagagem de conhecimento, sonho e coragem!

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui