Resultados finas das eleições equatorianas saem neste final de semana

0
99

Ontem, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador anunciou que o resultado oficial do primeiro turno eleitoral realizado no dia 7 de fevereiro, vencido pelo candidato correista, Andrés Arauz, será divulgado neste fim de semana.

A presidente do Conselho Nacional Eleitoral do Equador, Diana Atamaint, em declarações aos meios de comunicação, indicou que os resultados oficiais das eleições presidenciais poderão ser anunciados neste fim de semana.

Segundo ele, “Vamos cumprir o calendário eleitoral programado de acordo com a lei e a Constituição. Enquanto CNE, agimos com responsabilidade e garantimos que as novas autoridades tomarão posse nas datas previstas”.

Além disso, Atamaint defendeu a transparência com que têm trabalhado não só os administradores, “mas também os mais de 40 mil membros da Mesa Receptora de Voto que fizeram a contagem dos votos e lavraram a ata”.

O candidato à presidência da aliança de oposição União pela Esperança (Unes), Arauz, venceu o primeiro turno eleitoral com 32,70% dos votos e aguarda seu candidato ao segundo turno, previsto para o próximo dia 11 de abril.

Seu rival poderá ser o banqueiro Guillermo Lasso, da aliança CREO-PSC, ou Yaku Pérez, do partido indigenista Pachakutik, empatados tecnicamente em segundo lugar com 19,66 e 19,61 por cento dos votos expressos, respectivamente, segundo a contagem oficial preliminar.

O vencedor do segundo turno eleitoral assumirá a presidência do Equador no dia 24 de maio para o período de 2021-2025.

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui