Um sistema político que se arrasta nos EUA – 05 de novembro de 2020

0
87

por redação Kotter

 

O mundo apreensivo com as eleições estadunidenses.

Em um processo que de alguma forma revela as imperfeições da democracia estadunidense, até o fechamento da edição deste boletim a disputa entre o democrata e o republicano ainda estava em aberto.

Ao longo do dia, novamente Trump tomou atitudes que, noutros países, gerariam críticas e intervenções de organismos internacionais, quando afirmou que as apurações fossem interrompidas.

Trata-se do método de plantar na opinião pública a ideia de fraude no sistema, de que já haveria uma irregularidade que justifique colocar o resultado em suspeição. Já Biden pediu a contagem de “cada voto”.

Nos EUA não há um órgão nacional que centralize a apuração dos votos, com as informações sendo transmitidos pelos órgãos de imprensa.

Os resultados parciais indicam uma vantagem de Joe Biden até às 17h do dia 5, por 253 a 214. Porém, Trump ainda tem chance de vencer. Na manhã de hoje, seis estados ainda estão apurando seus votos, de acordo com a imprensa americana: Pensilvânia, Carolina do Norte, Geórgia, Nevada, Alasca e Arizona.

 

Pedro Carrano é o responsável pelo Boletim de Notícias da Kotter. Pedro nasceu em São Paulo (SP), em 1980. Jornalista, militante político e pai da Clara. Tem livros de reportagem e poesia. “Meninos sem Matilha” é seu segundo volume de contos.

Imagem, Fonte: UOL Notícias

Revisão: Daniel Osiecki

Receba atualizações por e-mail!

Cadastre-se agora e receba um e-mail assim que for publicado um novo conteúdo.

Nunca enviamos SPAM. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui